Implantes dentários

Os implantes dentários são, para muitos, a solução perfeita, pois devolve a segurança para falar e mastigar. Ao contrário da dentadura, que impõe limitações à mastigação, à fala, e causa inibição social devido ao possível deslocamento da peça, o implante proporciona à pessoa uma vida normal, como se os dentes ainda fossem naturais podendo ser utilizados para a reposição parcial ou total dos dentes.

Mas o que são os implantes?

São pinos de titânio semelhantes a um parafuso, que ficarão no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, são nesses pinos que o dente artificial será instalado. Esse tipo de implante é chamado de ósseo integrado.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

Alguns pacientes sofrem também de atrofia óssea, nesses casos é necessário a realização de um enxerto antes da colocação dos implantes. Com o enxerto, o osso maxilar passa a ter espessura e altura suficiente para acomodar os implantes.

Os enxertos são indicados nos casos de perda óssea causada por doenças periodontais, traumas causados por acidentes, deformidades congênitas,  para aumentar o leito ósseo e tornar as próteses removíveis mais confortáveis e para recuperar depressões na gengiva causadas por extrações dentárias, melhorando a estética do sorriso.

O tratamento

O implante ósseo integrado é realizado por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da ósseo integração – integração ao osso, leva em média de quatro a seis meses dependendo da região que receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e os dentes artificiais são conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:

A Prótese Protocolo é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. Porém requer do paciente bastante cuidado na hora da higienização pelo fato de todos os dentes serem conectados entre si. Esse tipo de prótese pode ser feita em resina ou porcelana.

A Prótese Overdenture é geralmente mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes, de dois a seis em média enquanto a protocolo necessita de quatro a oito, além de ser confeccionada em resina. A diferença deste tipo de prótese para uma dentadura é que tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Por poder ser retirada pelo paciente, é mais fácil de se realizar a higienização.

As vantagens

São inúmeras as vantagens dos implantes dentários. Entre elas destacam-se a reposição de um ou mais dentes sem comprometer os dentes adjacentes, a recuperação da função mastigatória, fonética e digestiva, o interrompimento da atrofia óssea causada por perda dentária, a resolução de problemas de mordida ou dor na articulação temporomandibular, e o fato de amenizar o envelhecimento facial.  Além disso, dificilmente consegue-se distinguir um dente natural do implantado.