Prótese dentária

A perda de um ou mais dentes, além de desagradável, pode prejudicar a mastigação, a fonética e a estética do paciente. Podemos perder os dentes naturais por diversas razões, por conta de um acidente, de cáries ou outros problemas de saúde oral. A prótese dentária é a principal alternativa para substituição de dentes naturais podendo ser feitas de resina ou porcelana de modo a parecerem com os dentes naturais.

Além do prejuízo estético, a perda dos dentes pode comprometer o equilíbrio da arcada dentária, afetando a mastigação e a fala. Para evitar que a movimentação dos dentes remanescentes cause problemas dessa natureza, o ideal é buscar o auxílio de um dentista o quanto antes, para substituir os dentes faltantes com a colocação de uma prótese dentária.

Tipos de próteses

São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível e a prótese fixa. No caso da removível, o paciente conta com a vantagem de retirar a prótese para a higienização e para dormir, por exemplo. Já no caso da prótese fixa, uma estrutura é parafusada ou encaixada em implantes e dentes naturais.

Próteses removíveis

A prótese total, mais conhecida como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos seus dentes. Nestes casos, é confeccionada uma estrutura móvel em que os dentes são substituídos por dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente.

Esse tipo de prótese costuma ser de fácil instalação, porém muitos pacientes se sentem inseguros com a possibilidade da prótese cair.

Quando o paciente conta com um bom número de dentes remanescentes, recomenda-se a adoção de uma prótese parcial removível. Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção. Sua instalação é feita a base de conectores e grampos que garantem a segurança fazendo com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca.

Prótese fixa

Popularmente conhecida como “coroa”, esse tipo de prótese pode ser como elemento único. Pode ou não haver necessidade de tratamento de canal, cada caso é avaliado de acordo com a condição do dente em questão!

Nos casos onde a prótese fixa é parcial, os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da prótese.

Tratamento

Para a colocação da prótese será necessária a realização do molde da boca do paciente. Nos casos de perda total dos dentes, é comum que o dentista peça referências para a reconstrução dos dentes no tamanho, forma e cor semelhantes aos dentes naturais. Com o molde em mãos, o dentista irá fazer a reconstrução dos dentes artificiais que poderão ser de resina ou porcelana.